Clube Deauville Portugal - Fórum
Fevereiro 10, 2012, 11:42:21 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: AVISO.
Antes de usar o fórum, ler por favor as regras

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: COMO REAGIR  (Lida 2162 vezes)
atleta
Geral
Senior Rider

Abrã / Santarém

« em: Maio 18, 2008, 11:24:17 »

Bom dia.
Tenho a Deauville, há pouco tempo e os kms, 660, foram feitos nas voltinhas por perto
e com tempo seco. Com isso, é quase nulo o conhecimento de maneabilidade e de comportamento mecânico quando se exigir em situação de emergência.
Vou sair nestes próximos dias e tudo indica que a chuva vai marcar presença, mesmo com a outra mota em quase 8 anos, só apanhei chuva,uma vez e rodava numa via rápida.Agora vou só por estradas nacionais e camarárias, onde os perigos são uma constante.
Como não estou familirizado com o sistema de travagem combinado, pergunto aqui e
em concreto aos maduros, qual o travão a accionar em situação de emergência pura?
Com piso molhado?? Um colega de trabalho diz-me que nestes sistemas de ABS, tem-se mesmo de travar energicamente e prolongadamente Hein?? Agradeço a quem se
disponibilize a esclarecer-me.Um obrigado.
Um Abraço
Atleta
Denunciar ao Moderador   Registado
João Pedro Gouveia
Sócios
Senior Rider

WWW E-mail
« Responder #1 em: Maio 18, 2008, 12:01:35 »

Boas!

A reacção ao imprevisto nem sempre é controlável, mas a experiência é a melhor técnica!

Caso colecciones a revista Motociclismo, podes ler variadissimas técnicas de condução, pois desde á algum tempo têm publicado uma rúbrica sobre travagem, condução em estrada, com pendura, em curva, á chuva, etc

De qualquer modo a condução defensiva, desde que não seja demasiada pois se andarmos contraidos ainda é pior, é quanto a mim o segredo para termos menos precausos.

tenho mota desde os 18 anos e fartei-me de cair e bater nos primeiros anos de condução! Desde á muito tempo que tal não acontece pois ganhei um 6º sentido e uma relativa responssabilidade que me permitem não provocar e antever um sem numero de situações perigosas que surgem diáriamente.

O excesso de ávontade é tão grave ou mais que a falta de experiência.

Porém deves ter em conta que as nossas motas têm a nosso favor vários depositivos como o ABS, a travagem combinada e a taragem da suspensão reguláveis, para compenssar alguma falta de experiência ou reacção mal calculada!

Portanto já sabes, ler é bom mas a estrada é a melhor professora!

Abraço e Boas curvas!

JP
« Última modificação: Maio 18, 2008, 21:40:17 por João Pedro Gouveia » Denunciar ao Moderador   Registado

Diz-me o que conduzes dirte-ei quem és!...
plourenço
Sócios
Road Rider

Torres Vedras - sócio nº5

« Responder #2 em: Maio 18, 2008, 15:01:36 »

Bom dia.
... qual o travão a accionar em situação de emergência pura?
Com piso molhado?? Um colega de trabalho diz-me que nestes sistemas de ABS, tem-se mesmo de travar energicamente e prolongadamente Hein??
Atleta

Que tipo de travagem estamos a falar?

...emergência! eu travo com tudo a que tenho direito (frente e trás) o que na NT700 não é problema pois o ABS e o Repartidor de travagem funcionam na perfeição.

...redução para a curva, precaução, um sinal, etc, etc - em caso de chuva ando sempre mais devagar do que em piso seco o que me permite travar da mesma forma quer faça chuva ou sol, inclusivamente a NT700 trava tão bem com o de trás que eu apanhei esse "tique" de utilizar muito o de trás (o que não é aconselhável mas os sistemas combinados travagem funcionam na perfeição e nunca me deixaram mal)

Abraço

Pedro Lourenço - STX 1300
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10

WWW E-mail
« Responder #3 em: Maio 18, 2008, 15:54:21 »

Dado as nossas meninas terem o CBA e ABS, por norma travo sempre com o de traz. Se entrares que optimismo a mais numa curva, só com o a frente ajuda-te a meter a frente na curva. Quando a coisa se torna um pouco mais urgente, e com tudo.
Atenção que isto é valido para uma mota co a travagem combinda (CBS), caso contrario travar só com  de traz equivale a queda.

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
Lamaro
Corpos Sociais
Road Rider

Na Escócia.....

« Responder #4 em: Maio 18, 2008, 16:23:56 »

Olá atleta,
A minha experiência com a Deau (10000km em 8 meses) em todo o tipo de condições climatéricas diz-me o seguinte: Normalmente o travão da frente e um aconchego com o travão de trás dão conta do recado. Sobre empedrado molhado uso sempre o travão traseiro e evito usar o dianteiro. Em emergência travo com tudo e já tive de ajudar com uma pequena prece  (Não deu tempo para a oração inteira...) Lingua Lingua.
O que me mete mesmo medo é quando tenho de travar forte numa zona de bandas sonoras ou com o alcatrão com muito mau piso pois o funcionamento intermitente do ABS nunca nos deixa perceber bem onde vamos conseguir parar a mota.
Um abraço

Deauville...... What else?
Luis Amaro - Deauville NT700 - Julho 2007
jmog
Sócios
Senior Rider

« Responder #5 em: Maio 18, 2008, 22:08:57 »

Olá Atleta!

Com chuva:

Alcatrão em recta sem problema, mas dá mais espaço para parares, começa por travar com o de trás.

Alcatrão curva não te inclines tanto como quando está seco, tem cuidado que existem estradas sujas.

Empedrado nunca metas travão da frente

Não andas com mudanças acima relativamente à velocidade que vais, tens que ter cuidado para que a caixa não imponha velocidades que não queres.

Não deixes as rodas bloquear.

Não esqueças muita concentração. Estes são os cuidados a ter após ter andado muitos anos em duas rodas, com todo o tipo de tempo.

Boas férias.

Zé Gonçalves - Alverca
DViLL de 2003, socio Nº103
João Almeida
Sócios
Elite Road Captain

Sintra-Sócio Nº.33

« Responder #6 em: Maio 18, 2008, 23:07:52 »

Vitor,

660 Km realmente é muito pouco para "conheceres" a mota. Só te dou um conselho "Devagar se vai ao longe". Wink

Bom passeio,

mplbarbosa
Visitante
« Responder #7 em: Maio 19, 2008, 23:53:17 »

Já te deram algumas dicas. Aqui vão mais:

. o atrito máximo que um pneu consegue de um piso é um valor fixo, "divisível" por três "actividades": acelerar, travar, e curvar. Se, por exemplo, já estás a puxar pelos pneus numa curva mais entusiasmada, e a seguir tens de travar de emergência (um obstáculo qualquer), a probabilidade de ficares amigo íntimo do alcatrão é (demasiado) alta (não há ABS que te valha: em curva, se travas demais a mota resvala como todas as outras).

. pneu e piso molhados, mas limpos de outras impurezas, agarram cerca de 80% de os mesmos piso e pneu secos. Ainda assim, numa travagem de emergência, esta perda de de cerca 20% de aderência traduz-se, em média, por uma duplicação das distâncias de travagem! Regra geral o piso molhado não tem só água (tem borracha de pneu, restos de óleo e gasóleo, areias arrastadas, etc), pelo que acelerar, travar, e curvar da mesma maneira que em seco é "proibido".

. travar com o detrás vs com o da frente:
  . a 40km/h, se travares a fundo (em linha recta, piso seco e limpo) só com o de trás, tens uma determinada distância de travagem
  . à mesma velocidade, se usares só o da frente, consegues parar em cerca de metade da distância anterior
  . por fim, se usares os dois ao mesmo tempo, começando com o traseiro, voltas a reduzir a distância para cerca de metade

As minhas sugestões:
. treina as tuas reacções de emergência fora dela: aprende a travar e a conhecer a tua mota instintivamente. Treina o instinto. Se precisares de pensar o que fazer em plena emergência já bateste.
. pessoalmente travo quase exclusivamente com os dois travões. É o que recomendo.
. com piso molhado assume sempre que estás sobre manteiga. Isso leva-te a que andes mais devagar, traves mais gentilmente, dupliques as distâncias de segurança, e praticamente não te deites em curva (o que só consegues se entrares nelas devagar)

Boas curvas, sem sustos.
Mário Barbosa

Dani
Corpos Sociais
Road Rider

Beja

« Responder #8 em: Maio 20, 2008, 03:20:11 »

Só aqui uma pequena adição, a coisa mais parecida com piso molhado + empedrado é andar em cima de gelo. Assume mesmo uma condução muito muito muito muito cautelosa. Pessoalmente já me vi em aperto por duas vezes neste tipo de condições, e sinceramente, até mete respeito!

Honda, é Honda!
plourenço
Sócios
Road Rider

Torres Vedras - sócio nº5

« Responder #9 em: Maio 20, 2008, 12:27:37 »

OK

é preciso ter cuidado mas se continuam a assustar o Atleta ele ainda fica em casa o que não me parece necessário...

Uma grande dose de cuidado deve chegar para esta aventura.

Abraço

Pedro Lourenço - STX 1300
jmog
Sócios
Senior Rider

« Responder #10 em: Maio 20, 2008, 13:47:27 »

Atleta!

Já Te disseram tudo ou quase tudo.

Não Te esqueças, se tens que ir..... vai......então também tens que acelerar.

Companheiro, bom senso e estupidez natural, boa viagem

Xau!

Zé Gonçalves - Alverca
DViLL de 2003, socio Nº103
atleta
Geral
Senior Rider

Abrã / Santarém

« Responder #11 em: Maio 25, 2008, 17:19:53 »

Boas
Cheguei são e salvo, cansado, mas, atingi os objectivos a que me propus.
Os comentários que aqui foram colocados de alguma forma me foram uteis.OBRIGADO a todos.`
É claro, que há situações em que nós apesar de irmos concentradissimos na condução
nem sempre temos o dominio da máquina. Hein Hein Hein
O meu PAVOR, era quando circulava em cima dos paralelos molhados, em Freixo de Espada a Cinta, quando me preparava para sair, eis que a chuva faz a sua aparição.Com a pressa de sair dali,que até era num sitio plano,dei um pouquinho de acelaração,e ... Wink Wink
logo a roda traseira patinou, tudo bem, sem consequências. Contente Contente Contente :
Já em Penamacor, fui até ao castelo de mota, piso em paralelo e em subida ingreme.
Estava eu em visita calma, quando começou a chover, logo, foi de tirar umas fotos a fugir e sair dali o mais rápido, pois o meu MÊDO era o paralelo molhado e a ter que travar e a mota começar a escorregar por ali abaixo.Felizmente que me pirei a tempo de o piso ainda não estar molhado,foi um alivio. Lingua Lingua Lingua
Nas curvas, em geral nunca fui muito de travar, antes de as abordar já estava em desaleração e quando as curvava em geral ia a 30/40/50/60 kms/h, consoante os angulos e extenção das mesmas. Confesso que nalgumas me vi atrapalhado, tive algumas situações em que me preparava para as iniciar, e não me ter preparado para as curvar e aperceber-me que a velocidade, apesar de não exceder as acima citadas,fiquei de alguma forma Embaraçado Embaraçado Embaraçado Embaraçado Embaraçado
estava rápido para o meu gosto,toca de travar suave e quase, que parando junto ao risco do eixo da estrada. Embaraçado Embaraçado Embaraçado Embaraçado ;
Sempre fui muito" medroso" a curvar, estou sempre a pensar no que se poderá encontrar dentro dessa curva( ver post do Mário Barbosa, que pena ele ter dado a sua
opinião já eu estava a 15 kms da Pampilhosa).Apesar de ser muito cauteloso,cuidadoso e meticuloso, não tenho o poder do dominio e como tal erro e desses erros também me atemorizo.O meu lema é o de; comprei a mota foi para andar a cavalo nela e não andar "deitado com ela". Wink Wink Wink
Apesar de a bagagem não ser  pesada, entendi rodar o regulador da suspenção para a posição standard, 8 clics. Hein Indeciso Indeciso :
A Deauville, apesar dos mêdos,como circular em ditas estradas onde mal cabia um carro
e de ter curvas fechadissimas em descidas de inclinação acentuadas(Unhais-Piodão),
teve um comportamento espectacular,apesar do seu porte e peso foi de uma maneabilidade total. Contente Contente Contente Contente Contente Wink Wink Wink :
Confesso que quando decidi adquirir a Deauville, foi só com o intuito da sua capacidade
bagageira.Hoje, constato que a sua capacidade de conforto é impecável.O senão aquelas vibrações quando se puxa por ela, em especial quando se sai da 4ª para a 5ª,
depois normaliza. Lingua Lingua Contente Contente Contente
Até fazer esta viagem,1.360 kms,saí de Santarém com 710kms e regressei com 2070 kms, as saudades pela Fazer, eram muitas, hoje a Deauville, conquistou-me e demonstrou-me que era a mota que se adpatava aos meus objectivos.Em suma, estou
satisfeitissimo com esta mota.O facto de desabafar com a venda dela, prende-se com situações laterais(preço combustiveis,seguro-€,e a alguns obstáculos que tenho dificuldade em entender).
Cá estou, e o como disse o João Almeida,DEVAGAR SE VAI LONGE, andei por estradas,
circulei dentro de localidades,cidades desconhecidas e cheguei com a minha mota sem mazelas, mas , com certeza de que ainda tenho muito para aprender na condução de
uma mota. Rolar os olhos Hein  Lingua
Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh,quando usava os travões, usava-os em simultâneo e sempre suavemente,portanto ainda continuo sem saber qual a reacção dela quando
tiver que travar os dois a fundo,se estanca logo ou ... Hein Hein Hein
Um Abraço a todos.
atleta

« Última modificação: Maio 25, 2008, 18:22:02 por atleta » Denunciar ao Moderador   Registado
João Almeida
Sócios
Elite Road Captain

Sintra-Sócio Nº.33

« Responder #12 em: Maio 25, 2008, 20:41:52 »

Olá Vitor,

Fico contente por tudo correr da melhor forma e ter ficado convencido que a Deauville foi uma escolha acertada mas do que leio aqui, só o vejo a fugir da chuva, de descidas e com medo de curvas...esta é a parte menos interessante. Grin

Então e o relato??? Onde está???Toca a teclar e partilhar fotos e passeio conosco. Vamos a falar das coisas boas à parte da condução como por exemplo....BELAS PAISAGENS....COME-SE BEM....MONUMENTO ESPECTACULAR...estas coisinhas.

Vamos lá, Wink

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: