dlourenco
Delegados Regionais
Senior Rider

|
 |
« em: Junho 25, 2008, 16:51:17 » |
|
|
Saudações Motociclisticas
Dário Lourenço Não importa a Moto, vale o espirito Sócio nº 61
|
|
|
|
claudio
|
 |
« Responder #1 em: Junho 25, 2008, 17:35:27 » |
|
Ola Dario, Esta è um optimo assunto. Este assunto jà havia sido abordado, inclusivamente tinhamos impresso uma folha em PDF com formaçao em conduçao de grupo. Faz sentido voltar a ele, porque temos(felizmente), muitos membros e socios recentes, como tal fica aqui o link para poderem imprimir se assim desejarem. Esta è de facto uma matèria muito importante e que nòs temos de ter o cuidado necessario para estarmos minimamente "em sintonia" quando circulamos em grupo. Um abraço http://www.msf-usa.org/downloads/Group_Ride.pdf
|
Claudio Nascimento socio nº32 Bmw R1100RT ex Honda NT 650V  [IMG]http://i153.photobucket.com/albums/s208/claudi_
|
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
 |
« Responder #2 em: Julho 02, 2008, 06:08:28 » |
|
Mais algumas regras para andar em grupo, em auto-estrada. Para alem de toda a sinalética, convém ter como base algumas regras. Quem abre é quem por norma tem mais experiência e/ou melhor conhecedor das estrada. Quem fecha o grupo tem de ser alguém também com muita experiencia. Já veremos á frente porquê. O grupo deve manter sempre a mesma sequência. Pode, em particular quando o grupo não é homogéneo (RR's no grupo), haver alguém que queira sair pontualmente do alinhamento para dar que fazer á adrenalina. Pode fazê-lo, sendo que nunca na aproximação de uma estação de serviço, sobe pena de alguém do grupo querer parar e não o poder fazer. caso alguém do grupo tenha de parar ou diminuir o ritmo por qualquer razão (avaria ou indisposição), ninguém no grupo para. Quem fecha o grupo acelera, ultrapassa o chefe de fila e encosta, fazendo todo o grupo encostar e parar. Deste modo o grupo não fica partido sem saber o que aconteceu aos atrasados. O penúltimo da fila tem de estar concentrado pois. cabe-lhe a ele essa função, na eventualidade do fechador ter algum problema. (que se possível usará da buzina e sinais de luzes, para assinalar o seu problema) No caso do grupo ter um andamento mais veloz, ao aproximarem-se de uma estação de serviço ou área de repouso, deve diminuir o ritmo, sobe pena de alguém querer parar e não poder conseguir aumentar o ritmo para assinalar a sua intenção. Particularmente em auto-estrada, o grupo não deve seguir em fila. Deve usar toda a facha da direita. O "abridor" encostado á direita, quem vem a seguir mais á esquerda da faixa direita e por aí fora. Esta posição permite diminuir as turbulências aerodinâmicas, para alem de ter sempre que vem atrás directamente no espelho. Não menos importante, é dignificar o motard. Fazer sempre o uso dos piscas, encostar á direita logo a seguir a uma ultrapassagem, usar (se os tiver) os 4 piscas para agradecer, nunca ultrapassar pela direita, nem que para isso se anda quilómetros a fio atrás de alguém. Uma manobra dessas pode causar uma tremenda confusão, num grupo. E já agora, porque não ser simpático? Quantas vezes vemos em carros ou autocarros, miúdos encostados ás janelas a olhar e a sonhar um dia ser um Deauvillista? Não custa nada ao passar por eles, cumprimentar com um aceno de mão. Os miúdos deliram, os pais apreciam, e o motard ganha um pouco mais de respeito na estrada.
Um abraço e boas viagens em grupo.
|
 "As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. SÓCIO N. 10
|
|
|
Alexandre Neves
Direccao
Road Rider

|
 |
« Responder #3 em: Julho 09, 2009, 21:50:08 » |
|
Como se tem estado a falar sobre este assunto decidi acrescentar um site (em Inglês .. sorry) que a meu ver cobre todos os pontos principais (muito bem) sobre o que se deve de saber, fazer, etc em grupo. Gostaria de ter tempo para tradzir isto tudo mas lamento que isso agora não me é possível. http://www.msgroup.org/GroupRidingGuide.aspxSe alguém conheçe um site em Português que tem estas instruções retratadas agradeço que as acrescente aqui. Um abraço Alexandre
|
|
|
|
|
|
|
Frazão
A.Q.P.R.D.
Direccao
Road Rider

|
 |
« Responder #5 em: Setembro 02, 2009, 10:32:07 » |
|
Bom dia, Em bom português ...  Abraços
|
 -  Rui Frazão- Sócio nº 7 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham
|
|
|
Sintra42
Apaixonado pela Vida
Sócios
Senior Rider

Sintra...Loures...
|
 |
« Responder #6 em: Novembro 08, 2011, 21:06:43 » |
|
Gosto muito da vossa mentalidade e cultura....sinto-me como um peixe dentro de agua....tenho me deliciado com o forum....tem sido a minha biblia nestas ultimas semanas e ainda tenho muito para ler,aprender....obrigado pela vossa ajuda....
|
Louis Braille "A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de buscar algo nela". Socio Nº 115
|
|
|
Rafael Correia ( Sniper )
Quem tem confiança em si conduz os outros....
Sócios
Road Captain

Em Chafé, Viana do Castelo Sócio Nº89
|
 |
« Responder #7 em: Novembro 09, 2011, 14:20:23 » |
|
Gosto muito da vossa mentalidade e cultura....sinto-me como um peixe dentro de agua....tenho me deliciado com o forum....tem sido a minha biblia nestas ultimas semanas e ainda tenho muito para ler,aprender....obrigado pela vossa ajuda....
O melhor mesmo são as aulas práticas  Próximo passeio... sorteio em casa para ver quem é a pendura e bora lá....  Aquele abraço....
|
|
|
|
Sintra42
Apaixonado pela Vida
Sócios
Senior Rider

Sintra...Loures...
|
 |
« Responder #8 em: Novembro 09, 2011, 14:25:54 » |
|
Vamos ver o que o tempo nos reserva e os dias de trabalho...ja agora ficas a saber que ja enviei a proposta de socio e a transferencia....na esperança de sermos os socios numeros 115...hahahahaha...vou estar atento aos eventos...ja tenho mtas saudade de montar a minha menina....mas a chuva e o tempo...ui ui ui....pode ser que sabado dê....obrigado a todos....ate la vou-me entretendo a cultivar com o vosso espirito....e aprender muito muito...para puder estar "ao mais alto nivel".....hahahaha....
|
Louis Braille "A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de buscar algo nela". Socio Nº 115
|
|
|
Alex
Sócios
Road Rider

Rio de Mouro, Sintra, Portugal
|
 |
« Responder #9 em: Novembro 25, 2011, 21:14:37 » |
|
Como andar em grupo, não tenho nada acrescentar aquilo que nós já fazemos e devemos continuar a fazer, sempre. Deixo aqui um video daquilo que pode acontecer se não o fizermos. http://www.youtube.com/watch?v=hmObuSH402U&feature=feedrec_grec_indexAbraços e cumpram sempre os concelhos da condução me grupo, se não sabes como é, vêm a um dos nossos passeios. Abraços, Alex
|
|
|
|
Sintra42
Apaixonado pela Vida
Sócios
Senior Rider

Sintra...Loures...
|
 |
« Responder #10 em: Janeiro 27, 2012, 17:08:42 » |
|
Aqui vai mais uma ajudinha..... http://www.sunsethog.com/groupRiding.htmlCumprimentos e boas curvas...........
|
|
|
|
Frazão
A.Q.P.R.D.
Direccao
Road Rider

|
 |
« Responder #11 em: Janeiro 27, 2012, 17:19:32 » |
|
Muito bom. Assim é que se anda, não como já tenho assistido, em que quem fica para trás, depois ultrapassa tudo. O nosso lugar dentro duma formação, é sempre o nosso lugar, e a nossa preocupação principal deve ser sempre quem nos segue. Claro que temos que evitar atropelar o da frente...  Obrigado pela partilha.
|
 -  Rui Frazão- Sócio nº 7 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham
|
|
|
Sintra42
Apaixonado pela Vida
Sócios
Senior Rider

Sintra...Loures...
|
 |
« Responder #12 em: Janeiro 27, 2012, 17:22:27 » |
|
Muito bom. Assim é que se anda, não como já tenho assistido, em que quem fica para trás, depois ultrapassa tudo. O nosso lugar dentro duma formação, é sempre o nosso lugar, e a nossa preocupação principal deve ser sempre quem nos segue. Claro que temos que evitar atropelar o da frente...  Obrigado pela partilha. Posso garantir que no passeio que demos no dia 1 de dezembro,o pessoal foi fantastico e procedemos assim. Espero que os futuros passeios se assemelhem a este post. Cumprimentos e ainda tenho muito que aprender...hahahahaha...muito mesmo....
|
|
|
|
|
Kim Portela
|
 |
« Responder #13 em: Fevereiro 02, 2012, 17:27:00 » |
|
Boas,
Muito bom obrigado pela partilha.
um abraço
|
Quim sócio nº37 a conduzir Deauville desde 2005 "Born again bikers"
|
|
|
Rafael Correia ( Sniper )
Quem tem confiança em si conduz os outros....
Sócios
Road Captain

Em Chafé, Viana do Castelo Sócio Nº89
|
 |
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2012, 15:48:08 » |
|
Muito bom Morais...
Abraço Grande...
|
|
|