Clube Deauville Portugal - Fórum
Fevereiro 11, 2012, 18:58:57 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: AVISO.
Antes de usar o fórum, ler por favor as regras

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: em rodagem...  (Lida 2104 vezes)
julio heitor
Geral
New Rider
*

« em: Janeiro 22, 2009, 19:37:29 »

boa tarde ilustres e sabios ...
uma vez mais vou apelar à vossa ajuda...heheh
há alguns conselhos especiais para os primeiros km na rodagem de uma deuville?

um abraço
obrigado

julio heitor
Denunciar ao Moderador   Registado

sejam felizes e façam alguem feliz...
Armando
Sócios
Road Rider

armando_iefp@yahoo.com.br
« Responder #1 em: Janeiro 22, 2009, 19:41:48 »

Amigo Julio,
Recomendação muito especial: Andar muito e com precaução. Wink Wink

Boas curvas, e cuidado que as estradas estão muito húmidas. Chocado

Abraço

Honda Deauville NT700 - Outubro 2007
Sócio nº 48
Gambelas / Faro

NUNCA É TARDE PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
João Almeida
Sócios
Elite Road Captain

Sintra-Sócio Nº.33

« Responder #2 em: Janeiro 22, 2009, 21:15:04 »

Recomendação? Assim de repente só me lembro de conduzir com a cabeça no sitio.  Wink

Condução defensiva e olhos bem abertos.

Vou aqui referir o que o vendedor da minha Deauville me disse quando a comprei:

"A Deauville é uma excelente mota para aprender a ganhar o gosto pelo passeio. Permite muito erros que outras não permitem e com o tempo corrige-os."

Um abraço Julio e toca a gozá-la.  Wink

Um abraço,

claudio
Moderator
Road Captain

Cascais/ Lisboa

claudio.nasci@hotmail.com
« Responder #3 em: Janeiro 22, 2009, 22:28:27 »

Ola Julio!
As motos hoje em dia não requerem muitos cuidados durante a rodagem. Em  particular este motor bi cilindrico em V que equipa a Deauville, que è de uma fiabilidade brutal. No entanto, na minha opinião existem dois aspectos a ter cuidado, especialmente nesta fase.
O primeiro è , deixar o motor aquecer convenientemente, e NUNCA  fazer acelarações violentas com ele ainda a frio. Em segundo lugar, as mudanças de òleo a tempo e horas determinadas pela Honda.
Tirando isto, e assim de repente... ah jà sei... kms em sèrie, como referiram os ilustres que me precederam Grin
Um abraço
« Última modificação: Janeiro 22, 2009, 22:30:15 por claudio » Denunciar ao Moderador   Registado

Claudio Nascimento
socio nº32
Bmw R1100RT
ex Honda NT 650V

[IMG]http://i153.photobucket.com/albums/s208/claudi_
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10

WWW E-mail
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2009, 07:15:46 »

Julio

Bem, antes de mais, não há de facto segredos na rodagem, mas há que tomar certas precauções e evitar uma ou duas coisas. Na minha, resisti sempre ao imediato a seguir á compra aos..."Vamos ver quanto ela dá...Deixa ver se recupera bem...Já que estou a sair das bombas de gasolina neste bela auto-estrada, vamos saír de gaz para ver quanto demora até aos 150...".
Rodagem: Serve para que todas as peças do motor possam "acamar" convientemente e que algumas peças moveis o façam, obrigado o seu abrigo a adaptar-se ao milesimo de um micron á sua forma. Se esse acamar for feito á pressa, o mais certo é ficar mal feito. No imediato, poder-se-á não notar nada de particular, mas á MLP a coisa é diferente.
Como fiz (não é receita milagre, é apenas como fiz):
Nunca arancar com o motor frio (em particular no inverno) , não é preciso  esperar que chegue aos 70/90 º mas se deixar a trabalhar 1 mn antes de arrancar (nas calmas) a maquina só ganha com isso.
Primeiro 1000 Km NUNCA ultrapassei as 4000 rpm e acelarações suaves.
Dos 1000  Km até aos 5.000 Km, procurei em auto-estrada sempre sem acelarações bruscas, andar com ela a bom ritmo (150) fazendo muitos mas muito Km's sempre deste modo, ou seja uma rotação constante para o Motor "acamar".
A partir daí deixar sempre o motor aquecer um pouco, nos 1ºs minutos nada de acelarações brucas e pontualmente em auto estrada e sempre que a mesma permita, andar uma dezena de Km basicamente a fundo (quase, quase 200 Km/h com a viseira para cima).
O meu ritmo é normalmente de 140/150, sempre sem acelarações bruscas, pois para isso comprava uma CBR, pontualmente repito o esticanso.
Aqui está, não é uma biblia, mas é como fiz, com base nos conhecimentos que tenho de como funciona um motor (por dentro).
Uma coisa é certa, daqui até aos 10.000 vais notar um motor mais solto e quase 1 litro ao cem a menos.

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 23, 2009, 07:18:26 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
julio heitor
Geral
New Rider
*

« Responder #5 em: Janeiro 23, 2009, 18:44:12 »

amigo barbosa , obrigado pelas dicas...
sei que são necessários alguns cuidados... especialmente nos primeiros 1000 km...
veremos a seu tempo...
de momento está muito presa... e espero que deixe de soluçar...ehehehe

um abraço
heitor

sejam felizes e façam alguem feliz...
Armando
Sócios
Road Rider

armando_iefp@yahoo.com.br
« Responder #6 em: Maro 05, 2009, 18:39:59 »

amigo barbosa , obrigado pelas dicas...
sei que são necessários alguns cuidados... especialmente nos primeiros 1000 km...
veremos a seu tempo...
de momento está muito presa... e espero que deixe de soluçar...ehehehe

um abraço
heitor

Então amigo Julio Heitor,
Como estão as coisas?
Kms muitos?
Já algum tempo que tinha notado a tua falta aqui no Forum.

Um Abraço e  boas curvas.

Honda Deauville NT700 - Outubro 2007
Sócio nº 48
Gambelas / Faro

NUNCA É TARDE PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
Luis Silva
Geral
Senior Rider

Vila Chã - Barreiro

« Responder #7 em: Maro 05, 2009, 23:04:30 »

Julio

O Barbosa tem razão, mas se ela soluça há que abrir os injectores, o fundamental é não acelarar com brusquidão, podes levá-la as 7000 rpm embalando e depois vires pra 5000 (120Kms/h) verás que a falta de ar da menina desaparece.

Em relação ás acelarações fortes o motor aguenta e a transmissão também o pior ainda é o desgaste do pneu trazeiro, garanto-te que se em terceira acelarares com brusquidão o pneu vai patinar e nem te apercebes disso mas vais largar borracha no alcatrão.

Outro costume meu sempre foi a andar de mota "os outros nunca me estão a ver" e felizmente tem dado resultado desde os 14 anos conduzo mota e nunca tive um acidente "truz;truz;truz". (claro não está incluido deixá-la adormecer no alcatrão, mas isso foi o meu pulso que não tá bom, pois o oleo estava lá e não vi.

Outro aviso que deixo para todos, ensinaram-me quando tinha para ai 17 anos, quando forem fazer uma curva e cheirar a gasoleo, olhem bem pró chão!

Goza-a bem pois tanto faz como andares com ela, o motor aguenta. Se levares à risca o que eles dizem na Honda ficas com a mota presa e habituada aquela velocidade. Vai variando o mais possivel as velocidades durante um certo tempo, acho que me fiz entender, p. ex. em AE 20 ou  30 Kms a 120 outros tantos a 140 etc.

Bons passeios, Luis

Ex NT700/2006 - GL 1500 SE / 2000
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: