Clube Deauville Portugal - Fórum
Fevereiro 07, 2012, 18:21:25 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: O Clube Deauville Portugal está na exposalão com a Honda.
Temos convites para os sócios.

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: OS TESTES DO BARBOSA: Pneus II  (Lida 1011 vezes)
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10

WWW E-mail
« em: Maio 29, 2009, 18:05:48 »

Meus amigos

Como o mercado é activo e as marcas estão sempre e melhorar as suas borrachas, urge actualizar o teste com base na chegada de novos pneus.
A Dunlop que andou uns anos sem rever a sua versão de pneus para a classe turística, chegou, viu e venceu.
A seguir vai o teste por ordem de classificação. De notar que o teste incidiu tão-somente sobre aderência e capacidade de travagem.

Posição                                  1º                    2º                    3º                    4º                    5º

Marca                                     Dunlop            Michelin          Pirelli               Bridgstone      Metzeler
Modelo                                   Roadsmart      Pilot Road II    Angel St          BT021             Z6 Interact
Comportº molhado                *****                ****                  ****                  ***                   ***
Previsibilidade                       *****                *****                ***                   ****                  **                     
Maneabilidade                       *****                *****                *****                ***                   *****
Travagem seco#                    37,6                 38,8                 36,2                 36,9                 37       
Travagem molhado#             48,4                 49,4                 53,4                 51,3                 54,5

Nota:                                      9                      8                      7                      7                      6

#Travagem efectuada com um FJR a 90 km/h.

O Continental Road Attack teve resultados francamente maus. Travagem seco: 39.6 e molhado: 58,5. Mais 10 metros que o melhor. A diferença entre bater e não bater.

De notar que a nota não tem só em consideração a capacidade de travar bem ou mal. mas por exemplo a previsibilidade sobre a perda de aderência. O Z6 por exemplo, quase não avisa e quando perde, perde de vez. A maneabilidade é essencialmente a facilidade com que toma o ângulo para curvar ou evitar um obstáculo.
Uma coisa é certa, no que toca a pneus, procurar um pneu barato é má politica. Naturalmente que irá depender da utilização que lhe damos. Se NUNCA andamos á chuva, travar bem ou mal á chuva será menos importante, ainda que mesmo em pleno verão, a chuva vem quando menos se espera e encontrar uma estrada com o saneamento rebentado e apanhar a estrada alagada também acontece.
Relembro que neste teste, não foi medida a durabilidade. Num teste que li há mais de um ano, o PRII era o que mais durava (é o que tenho na minha). Entretanto o Dunlop (novo) Roadsmart, o Pirelli Angel ST e o Z6 interact apareceram.
Fica a critério de cada um. No entanto, e dentro destas marcas, estes são os modelos recomendados para GT's. Ou seja para as nossas meninas e outras RT, Pan, FJR, etc…
Fiquem bem

« Última modificação: Fevereiro 09, 2010, 22:34:09 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
DV700SL
Sócios
Road Rider

« Responder #1 em: Maio 29, 2009, 19:36:36 »

A Dunlop que andou uns anos sem rever a sua versão de pneus para a classe turística, chegou, viu e venceu.

-Também se pode dar o caso de andar afastada por já estar à frente… Na minha primeira Deauville (NT650) eu usava pneus Dunlop (aliás eram montados de origem e voltei a usar quando troquei de pneu) e pareceram-me excepcionais agarravam muito bem (após aquecerem) e na chuva não tinham rival. Com água na estrada de alguma altura os Dunlop conduziam a Deauville como se andasse sobre carris, era fantástico a escoar água transmitindo grande segurança mesmo sob dilúvio.

Uma coisa é certa, no que toca a pneus, procurar um pneu barato é má politica. Naturalmente que irá depender da utilização que lhe damos.

-Certissimo Barbosa, certissimo... não arriscar nunca!

Se NUNCA andamos á chuva, travar bem ou mal á chuva será menos importante, ainda que mesmo em pleno verão, a chuva vem quando menos se espera e encontrar uma estrada com o saneamento rebentado e apanhar a estrada alagada também acontece.
Relembro que neste teste, não foi medida a durabilidade.

-No nosso Portugalito é quase verdade, saimos verificando a meteorogia (que já vai acertando) e sabemos que para 2 a 4 dias a chuva não vai aparecer muito embora as contingencias citadas sejam reais.
No entanto, em grandes viagens lá por fora (basta só ir aos Picos) a chuva vai estar presente mais dia menos dia (mesmo no verão) e às vezes não é para brincadeiras!
Um bom pneu que responda bem a condições adversas é essencial… não se pode facilitar e, como já disse, o Dunlop era muito bom mas, dificil de encontrar.

Relembro que neste teste, não foi medida a durabilidade

-Aqui tambem posso afirmar que, quando usei Dunlop, a sua durabilidade era muito boa.
 Penso que o Dunlop estava mesmo à frente! Eu deixei de usar por serem dificilimos de encontrar por cá, não sei muito bem porquê.
« Última modificação: Maio 29, 2009, 19:42:06 por DV700SL » Denunciar ao Moderador   Registado
PGOMES
ALEA JACTA EST
Direccao
Road Rider

Foz do Arelho Sócio 63

« Responder #2 em: Maio 30, 2009, 08:05:02 »

Ora aqui esta uma bela ajuda para a escolha dos pneus  Hein
Tenho que trocar os pneus em breve, (depois do Verão de certeza) e esta informação é de facto interessante.
Embora eu tenha sempre em conta a opinião do meu mecanico, que no meu interesse procura sempre uma solução económica, estava a pensar em optar pelo Michelin, mas esta informação e opinião sobre o Dunlop é deveras relevante
obrigado ao Barbosa e ao Sergio Loureiro
um abraço
Paulo Gomes
 Cool
Denunciar ao Moderador   Registado

"A sorte protege os audazes"
Honda XL125; Suzuki DR350; Yamaha XTZ660 Ténéré; Yamaha XJ600N; Honda NT650 Deauville; BMW R1100RT...
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #3 em: Maio 30, 2009, 08:34:08 »

O Michelin é caro. Mas dura bastante. O Meu BT020 de traz durou 15.000. Este já fez outros 15.000 e não mostra sinais de querer ser trocado. Mas é caro.

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
DV700SL
Sócios
Road Rider

« Responder #4 em: Maio 30, 2009, 10:39:00 »

Deauvillistas!

O povo na sua imensa sabedoria diz que: "O barato sai caro"!
Eu, não sendo tão radical, digo, Pode Sair...   Grin

Um pneu que "não se gasta" tambem pode ser um pneu que não agarra quando é preciso...
Continuo a afirmar ( e não tenho comissão) o que mais me satisfez no compromisso seco/molhado foi o Dunlop (penso que seja carote, mas...)
« Última modificação: Maio 30, 2009, 10:46:04 por DV700SL » Denunciar ao Moderador   Registado
Kim Portela
Sócios
Road Rider

Lisboa / Amadora Sócio nº 37

joaquim.portela@hotmail.com joaquim.portela@Yahoo.com
« Responder #5 em: Maio 30, 2009, 14:47:33 »

Boas

Todos nos temos as nossa opiniões, mas como tudo na vida nada é mesmo bom a 100% que satisfaça todos dai haver várias opiniões, penso que as marcas ou algumas das marcas são hoje em dia muito competitivas, mas o trato que se lhes dá (pneus) é muito importante. Eu pessoalmente não tenho razão de queixa do Michelin para mim são os melhores ( pneu muito macio) logo é mais aderente ao asfalto. Agora tenho algum cuidado em relação ao piso em si, nas travagens, curvar, conduzir a chuva enfim temos que saber quais os limites. por veses os pneus é que pagam.Mas nos tentamos sempre saber aquele que se adapta melhor a carteira e a maquina. Mas importa saber que por vezes o que é barato sai caro.Agora que existe algumas marcar muito parecidas umas com as outras é verdade e por vezes não se justifica uns € a mais?: Grin Grin

Mas para ficarmos mais esclarecidos sobre esses e outros promenores temos o grande apoio do amigo Toyn que desde já agradeço.

um grande abraço

Quim sócio nº37  
a conduzir Deauville desde 2005
        "Born again bikers"
mplbarbosa
Visitante
« Responder #6 em: Maio 30, 2009, 19:02:37 »

Qual é a fonte do estudo? Alguma coisa que se possa ler online?
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #7 em: Maio 30, 2009, 20:59:51 »

A fonte é a Moto Magazine, pertença da FFMC e pode ser visto aqui:
http://www.motomag.com/spip.php?page=diapo&id_article=6070&id_document=28368&compteur=1

Claro que aqui tens pouca coisa. Para ter mais, só comprando a revista. No fim da próxima semana deve estar nas bancas em Portugal. Como sou assinante, recebi na passad 6ª.
Alias todos os teste que aqui coloqco tem essa revista como fonte.
« Última modificação: Maio 30, 2009, 21:06:36 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

SÓCIO N. 10
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: