Olá deauvillistas e não só!No domingo houve mais uma sessão de “trabalho” em prol do DmD2010.
Tudo começou no Café Domingueiro onde estiveram bastantes companheiros e companheiras presentes, foi o que se pode chamar uma boa casa!
Pela 12:30h deu-se a debandada, tinham-se forjado combinações para almoço nas Caldas e lá partiram os interessados nele, os outros de beiço caído tiveram de assumir o compromisso que se tinha programado: Ir fazer um mini-reconhecimento do Tour1-Roca/Sintra!
Assim, Eu e a Luísa, o João, a Patrícia, mais a Daniela, O Alex e o António pusemos os motores em marcha rumo à Ericeira de onde iríamos partir para fazer o reconhecimento combinado com a respectiva contagem de tempos (percurso e pausas). O frio fazia-se sentir, mas nada que fizesse desistir um Deauvillista, claro! Apenas escaparam a ele (ao frio), O João a Patricia e a Daniela, bem instalados no “pó-pó” quentinho e com a importante missão de tirar os apontamentos necessários
Chegados à Ericeira, combinada a estratégia a seguir, arrancámos, por caminhos bem convidativos, para Azenhas do Mar. Mas, pouco depois da Ericeira, fomos forçados a uma pequena paragem, não resistimos ao cheirinho do Pão com Chouriço mesmo ali à beira da estrada!
Voltámos atrás pedimos o cheiroso pão e, uma mesa de madeira tosca, com bancos corridos, mesmo a jeito, aconselhava a sentar, assim fizemos, apreciando a paisagem e a deliciarmo-nos com o pão quentinho e um sumo, passámos ali um agradável momento.
Depois do repasto lá seguimos o nosso rumo a caminho das Azenhas, passando por S. João das Lampas, Arneiro dos Marinheiros e Fontanelas e finalmente a sempre bonita Azenhas do Mar, digna de ser admirada como sempre, uma pequena pausa para quem fuma aproveitar o tempo, receber o calor do sol e, em breve, estávamos de novo a caminho, agora, o objectivo era o Cabo da Roca, passando pela Praia das Maçãs (sabem porque se chama assim?) Colares, virámos à direita e começamos a subir a Serra (bela estrada) até virar para Azóia e depois descida até ao Cabo da Roca e o mar imenso à nossa frente!
No Cabo da Roca umas queijadinhas de amêndoa e canela para adoçar a boca aos viajantes e uma pequena avaliação do que havíamos feito e do que havia a fazer, conclusão:
-Teríamos de ir para a “Versão Curta” deste Tour pois, contas feitas, rapidamente concluímos que não haveria tempo para fazer o Tour mais comprido (ida a Cascais), como eu já calculava.
Ficou assente que, depois de Azóia, iríamos direito à Peninha e depois daí para o Palácio da Pena passando perto do Convento dos Capuchos.
Assim fizemos, mas, optámos por não parar na Peninha pois o caminho não estava muito recomendável para motas de estrada, o pessoal torceu o nariz e seguimos em frente. Mas o que não restaram dúvidas é que a estrada em, plena Serra, é muito bonita embora em alguns locais o piso não fosse o melhor. Mas, um pouco antes de se virar para a calçada que leva ao Castelo dos Mouros e ao Palácio, este já se vislumbrava por entre as arvores numa imagem colorida de conto de Fadas.
A mim, até me pareceu que havia chegado a um Castelo da Baviera(Neuschwanstein), salvo a devida proporção, tal o enquadramento com que a Penha se apresentou vista da minha Deauville. Que bela imagem!
Chegádos ao Palácio da Pena, e depois de digerida a magnifica paisagem do caminho percorrido, apontámos o tempo de percurso, e ponderámos sobre o tempo de paragem aqui quando do DmD2010. Ficou combinado que talvez chegasse 1:30h, pelo menos para dar uma vista de olhos ao Palácio por fora e apreciar a paisagem circundante. Seguiu-se a excitante descida pela Calçada da Pena que nos leva até S. Pedro, depois virámos à esquerda até ao centro e ao Palácio da Vila, parámos e o GNR de serviço logo a correr connosco, lá explicámos que não íamos ficar, ele acalmou-se nós trocámos as ultimas opiniões e, como a noite começava a chegar, acabámos ali a nossa sessão de reconhecimento.
E de Sintra, cada um partiu à sua vida depois das respectivas despedidas, e eu, só tenho de agradecer a todos os que me acompanharam a preciosa ajuda que me estão dando. Até breve, pois, reconhecimentos ainda há muitos e…sabem tão bem!

e abraços
Sérgio Loureiro
DmD.Team