|
Barbosa (aka Tony)
|
 |
« em: Outubro 03, 2009, 17:06:51 » |
|
Mais cedo ou mais tarde chega a hora de trocar de bateria. Sabendo que as baterias não se dão bem com o frio, foi feito um teste a várias baterias em dois ambiente diferentes. Uma a 25º positivos e outro a 20º negativos. Ou seja a bateria foi carregada até ao máximo e depois desconectada do alternador. Depois foi testar quantas vezes a mota pegava até a bateria ficar sem sumo. O teste foi feito numa CB500.
Marca Yuasa Varta Bosch Shido Dynavolt Modelo YTX9-BS YTX9-BS BBM 73 YTX9-BS YTX9-BS
N. a +20º 33 33 33 16 13 n. a -20º 10 7 7 7 6
Referência negativa para a bateria Nitro modelo YTX9-BS com 8 arranques a quente e apenas 5 a frio.
Todas estas baterias são sem manutenção e do tipo YTX9-BS. Alias quase todos os fabricantes usam a referência para dar o nome á sua bateria. São indicadas para modelos dos 400 a 750 Cm3. No entanto as baterias não são apreciadoras de grandes descargas e duram muito mais se estiverem o mais tempo possível em plena carga. Para isso há dois remédios. Ou anda-se sempre de gaz colado ou então usa-se um carregador especifico.
|
 "As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. SÓCIO N. 10
|
|
|
MontiNando
Geral
Junior Rider

Como é bom ser livre
|
 |
« Responder #1 em: Janeiro 22, 2010, 22:59:58 » |
|
Tenho uma dúvida em relação à bateria da minha 700, visto que é de 2006, será que ela estará a dar o berro. Fiquei três dias sem metê-la a trabalhar, e no último dia em que andei com ela fui com os faróis de nevoeiro ligados durante 13Kms, que é o meu trajecto do trabalho/casa.Quando fui ligá-la não pegou tive de dar um encosto com os cabos da bateria do meu carro, e quando cheguei ao trabalho meti o optimate a carregar e carregou em 2 horas. Hoje não andei com ela, se amanhã não pegar tenho de meter o optimate todos os dias a carregar?
|
|
|
|
|
|
Armando
|
 |
« Responder #2 em: Janeiro 22, 2010, 23:46:53 » |
|
Boas, A informação que tenho sobre o assunto, é que o optimate deve estar sempre que possivel ligado para manter a bateria com o nivel de carga em cima.
Abraços
|
Honda Deauville NT700 - Outubro 2007 Sócio nº 48 Gambelas / Faro   NUNCA É TARDE PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
|
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
 |
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2010, 08:33:03 » |
|
É como diz o Armando. O Optimate não é apenas um carregador de baterias. Carrega e mantem a bateria cheia e cheia de saude. Pequenos percursos de 13 km's são excelentes para matar a bateria. Em particular se tivermos extras ligados. Vai gastar mais energia do que aquela que consegue produzir. Será uma questão de tempo até acabar. As baterias têm uma caracteristica. Se for até ao fim de vez, produz-se uma reacção quimica que os técnicos chamam de "colar" e a bateria pura e simplesente morre. O meu optimate está ligado 24 horas por dia e é assim que deve ser usado. A minha menina fez 4 anos no dia 1 de Fevereiro e ao fim de quase 36.000 km's a bateria continua a ser a de origem.
Um abraço
|
 "As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. SÓCIO N. 10
|
|
|
|
Armando
|
 |
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2010, 11:16:23 » |
|
Bem a minha Ou seja a do Paulo com 56.000 km está de muito boa saúde. O que elas precisam é de Kms.
Abraços
|
Honda Deauville NT700 - Outubro 2007 Sócio nº 48 Gambelas / Faro   NUNCA É TARDE PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
|
|
|
Jorge Ferreira
Corpos Sociais
Road Rider

|
 |
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2010, 20:18:49 » |
|
Viva
Deixem-me cá meter a colherada.
A bateria de origem da minha moto durou até aos 95.000 Kms, mesmo assim só se degradou depois de alguns meses de quase inactividade a sustentar o alarme.
A que tenho agora, da mesma marca e modelo, aguenta nas calmas 3 semanas parada (sem alarme) mesmo com tempo frio, que foi o que lhe aconteceu por altura do natal e ano novo.
Usar um equipamento do tipo do "Optimate" por sistema, só se justifica em motos que estão normalmente paradas, saindo só em alguns fds ou andando sistematicamente pouco.
Quanto à questão da recuperação depois de um arranque. Segundo um mecânico da Honda, não vale a pena andar a acelerar muito, acima das 3500~4000 já o regulador está a despachar o excesso de energia que vem do alternador. É mais importante andar alguns kms. Em princípio, para uma bateria em bom estado, bastam 10~15 kms em condições normais para recuperar o gasto de um arranque. Por condições normais entende-se andar a rolar com o farol aceso a um regime acima das 3000rpm.
Quando da substituição da minha bateria, tive oportunidade de ver como é o teste Honda ao circuito de carga da moto.
-Com a ignição desligada (sem nenhum consumo) uma bateria em boas condições deve dar cerca de 13~13.8 V -Ao "ralenti" (1100 rpm) a sem luzes a tensão deve estar acima dos 12V. -Acendendo as luzes não deve descer abaixo de 11,5V. -A 3000 rpm deve subir para 14V e não baixar mesmo passando as luzes para máximo.
Na minha centenária, a tensão chegou aos 14V (limite do regulador) logo ás 1500 rpm e nem com os máximos desceu.
Para manter uma boa saúde do circuito de carga da moto é muito importante que se substitua uma bateria que dê indícios de envelhecimento. Uma bateria degradada vai originar esforço adicional aos circuitos de carga e arranque, podendo mesmo originar avarias sérias. Por isso, tratem de mudar de bateria o quanto antes, se ela começar a dar indícios de envelhecimento.
Em resumo, o importante mesmo é andar. Mas isso é válido para tudo e não só para a parte eléctrica. Qualquer veículo se deteriora mais parado do que com um uso normal.
Abraços e baos curvas
Jorge Ferreira #2
|
Jorge Ferreira Honda NT650V DeauVille '02 Make sure brain is in gear before engaging keyboard 
|
|
|
Pedro L
Geral
Junior Rider

Sintra
|
 |
« Responder #6 em: Fevereiro 05, 2010, 09:54:23 » |
|
Boas! Se me permitem dar a minha "colherada" neste assunto, o factor determinante para uma boa vida de uma bateria de chumbo, seja com electrólito tradicional ou em gel, é nunca descarregar completamente ou quase completamente a bateria. Nesta situação, com a pouca carga, vai formar-se uma "oxidação" em volta das placas de chumbo que danifica irremediavelmente a capacidade da bateria, levando a uma destruição prematura da mesma.  Atenção, pois esta situação só acontece com as baterias de chumbo, praticamente todos os restantes tipos de baterias (Ni-Cad, NiMH, Li-IOn) "gosta e prefere" um ciclo de carga e descarga completo. Neste grupo há um tipo de bateria, Li-Po, que fica também destruido se for completamente descarregada. Mas ainda não são estes materiais que se usam nas nossas "meninas"... 
|
Saudações em "V"!
NT 700 VA de 2009 Ex XL 650 V de 2004
|
|
|
MontiNando
Geral
Junior Rider

Como é bom ser livre
|
 |
« Responder #7 em: Fevereiro 09, 2010, 23:41:27 » |
|
Pois mas eu não sei qual foi o tratamento que a bateria levou antes de vir para as minhas mãos, talvez tivesse grandes temporadas parada sem andar. E já me disseram que o optimate não faz com que a bateria fique carregada a 100%, se ela já não estiver boa, ele somente mantém a tensão que ela precisa. O que elas precisam é de ser excitadas com o trabalhar da mota. Mas vamos lá ver se será só da bateria o de outro problema eléctrico. No sábado já saberei.
|
|
|
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
 |
« Responder #8 em: Fevereiro 10, 2010, 07:07:58 » |
|
O optimate carrega, faz a manutenção e a desulfatização das baterias.
|
|
|
|
Dani
Corpos Sociais
Road Rider

Beja
|
 |
« Responder #9 em: Abril 10, 2010, 17:10:58 » |
|
A minha Deauville de 2006 até agora, nunca deu sinal de si, e passou hoje dos 35000Km  É de salientar que os faróis de Xénon(médios) e LED (mínimo) usam substancialmente menos tensão, e além disso não tenho extras que gastem muito, o que gasta mais é o carregador do PDA e só o uso quando faz falta, por exemplo, com o GPS ligado. Quanto a mim, independentemente do estado da bateria, o amigo fernando devia de ponderar, e ver se há hipóteses de, mudar as lâmpadas dos faróis de nevoeiro para LED.
|
Honda, é Honda! 
|
|
|
MontiNando
Geral
Junior Rider

Como é bom ser livre
|
 |
« Responder #10 em: Abril 10, 2010, 20:33:42 » |
|
É o que eu vou fazer no Verão quando estiver de férias, vou mandar vir uns spots de leds via internet e se possivel luzes de xenon também, mais os minimos led. Nesta altura já tenho a bateria nova porque a outra realmente estava na sucata, depois com a nova verifiquei qual era o consumo do circuito eléctrico, este estava bom. Portanto se tudo correr bem como ando bastante com a mota se calhar esta bateria também vai durar bastante como as vossas. Um abraço P.S. quando colocar essas peças novas logo mostro as fotografias
|
|
|
|
|
|