Tardiamente uma crónica da ida ao Passeio do Gerês, mas como em tudo na vida mais vale tarde que nunca.
Tardiamente porque só agora sei "linkar" fotos , pelo que me pareceu o momento certo para este pequeno testemunho.
Viagem ao Gerês - um lés a lés à nossa maneira.
10 a 13 de Setembro
1º dia - Faro - Covilhã - cerca de 485 km.
Saída de Faro cerca das 15h após um ameaço com a embraiagem a ficar "presa", a deixar o receio do fracasso à partida.
Paragem na Vidigueira para ver a terra da concentração de que tão bem se fala.
Seguimos por Évora - Estremoz até Portalegre, onde visitámos o Centro, sempre de mota que ainda falta muito para andar.
Bonitos edifícios antigos, ruas bem dificeis, com subidas que dá que pensar como será à chuva.
Jantar ainda de dia, à esplanada, com uma boa comida alentejana.
Portalegre - Covilhã - Saída já noite para a Covilhã, para pernoitar. Optámos pelo Tryp D. Maria, hotel muito simpático, moderno e mais barato do que parece fazer crer pelo seu aspecto. E com garagem para a mota, de borla.
2º dia - Covilhã - Gerês - 425 km
Após um bom pequeno almoço visita da cidade da Covilhã, que se revela bastante interessante, com bonitos edifícios e vistas.
Avançámos para a Guarda, com paragem pela Sé e apresentando "cumprimentos" ao D. Sancho.
Saindo da Guarda avançamos em direcção a Bragança, mas como me esqueci do mapa e ainda não estou fã do gps, enganei-me no caminho e fomos pela AE até Vilar Formoso, onde simpaticamente numa estação de serviço de hipermercado nos indicaram o caminho e ofereceram um mapa.
Seguimos para V.Nova de Foz Côa, passando por Figueira de Castelo Rodrigo, que tem um Castelo / Vila linda.
De F. C. Rodrigo até V.N.F.Côa passámos por uma estrada horrorosa, em obras, que animal nenhum merece tal sacrificio.
Seguimos para Mirandela, com muitas boas curvas mas tb em bom asfalto.
Mirandela - cicade bonita onde repousámos numa esplanada à beira rio, a preparar para a chegada ao Gerês.
Chegada ao Campo do Gerês ao final da tarde, onde na proximidade da Barragem de Vilarinho das Furnas havia um dos já habituais incêndios de verão, com um corropio permanente de carros ligeiros dos Bombeiros a virem encher depósitos de água ao rio adjacente à Albergaria.
Jantar na Albergaria a pensar nos companheiros que iamos conhecer no dia seguinte.
3º dia - Gerês - Gerês - 110 km
Lindas vistas, boas curvas (86-60-86) e caminhos que são um agradável serpentear no meio da serra.
Passagem por Espanha e pelas Barragens da Região.
Mais do que isto, excelentes momentos de convívio que culminaram com jantar no Parque de Campismo da Cerdeira.
4º dia - Gerês - Caniçada - Amares - Porto - Lisboa - Montijo - 540 km
A excelente continuação do dia anterior. Bom passeio de grupo e almoço a concluir.
Como não tinhamos pressa de chegar a casa, decidimos ir matar saudades do Porto, com re-re-visita da Cidade e café à beira rio.
Encontrámos alguns companheiros na A17 numa estação de serviço, os quais acompanhámos até Linda-a-Velha, para comer umas bifanas e prolongar mais um pouco os bons momentos de convívio.
Finalizámos mais um excelente passeio, chegando ao Montijo.
Até ao próximo.
http://picasaweb.google.com/avalonpmatos/Geres2009?feat=directlink