Bom agora que temos aí á porta o Metzeler Z8, e uma vez que já fiz cerca de 4000 Klm no BT-023 que montei a traz e cerca de 2000 Klm no BT-023 que montei na frente posso adiantar algumas conclusões.
Antes de mudar de pneus, a minha escolha eram o BT-020 na trazeira e BT-016 na frente.

O pneu trazeiro que montei antes de fazer o DMD, passaram cerca de 4 meses e 4000 klm já passei por alguma chuva até com alguma intensidade ( DMD e nos dias anteriores ) não senti qualquer beneficio ou desvantagem em relação ao 020 com os quais fiz 18000 klm e só o mudei porque já tinha 4 furos, ainda dava para mais uns klm, não fosse o pneu parecer um alvo de tiro ao alvo... Não sindo qualquer alteração ao nivel da travagem, curva ou aderencia em chuva. Lembro que o BT-020 era de um só tipo de borracha e era habitual criar alguma cama na zona central do pneu, no meu caso essa cama não era muito precetivel. Não sinto qualquer diferença em acelaração ou ao nivel do conforto. A unica diferença que notei nos primeiros dias foi que a mota parecia mais leve, pricipalmente mas manobras com a mota parada. Posso adiantar que esta noção de mota mais leve notou-se ainda mais quando mudei o pneu da frente.

No que diz respeito ao pneu da frente, e já feitos cerca de 2000 klm, com alguma chuva que apanhei ontem posso adiantar que no inicio achei que havia alguma perda de aderência em relação ao BT-016, mas com o passar do tempo não noto qualquer desvantagem na mudança de pneus para os 023. Em estrada seca ou molhada, recomendo vivamente os BT-023 e se quando chegou a altura de mudar pneus, ainda pensei em mudar para BT-021, hoje acho que a aposta nos BT-023 foi uma aposta certa.

PA