Clube Deauville Portugal - Fórum
Fevereiro 10, 2012, 13:42:10 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: AVISO.
Antes de usar o fórum, ler por favor as regras

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Troca de pneu  (Lida 1796 vezes)
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10

WWW E-mail
« em: Maro 11, 2010, 21:18:51 »

Caros amigos

Chegou a hora de trocar o meu pneu de trás. O original BT020 fez 15.000 km's e teve de ser trocado por estar quadrado.
Decidi então colocar um Pilot Road II. Os mesmos fizeram uns belíssimos quase 22.000 km's. Agora que ele começava a indicar uma ligeira "quadratura" os avisadores no centro do pneu começaram a aparecer. Ou seja, um excelente pneu, tanto na sua aderência (ver testes) como na sua durabilidade. É verdade que há quem faça mais dos que os 15.000 Km's que fiz com o BT020, mas em abono da verdade, acima dos 12.000 km's, é andar com o pneu quadrado, com o comportamento de quem tem um pneu … quadrado.
Para além desse comportamento, quanto mais quadrado estiver um pneu, maior será a dificuldade em escoar água.
Ou seja, o PRII durou quase 22.000 km's sempre redondo.
O BT023, substituto do BT021 ainda não está disponível em Portugal e o importador não adiantou data (para escoar os BT021 que ainda tem?)
Ora, apesar da minha absoluta satisfação com o PRII, a verdade é que os mais recentes testes, (que relembro são rigorosos e científicos quanto á capacidade de travagem em seco, molhado e aderência e sua previsibilidade na sua perda , mas que não testam a durabilidade), dão como vencedor por boa margem os Dunlop Sportmax, Roadsmart.
A base dos testes já tinha (podem ver aqui: http://forum.clubedeauville.pt/index.php/topic,1910.0.html ), faltavam-me os preços.
O melhor que consegui para o PRII montado e calibrado foi: 195€
Para o Dunlop consegui montado e calibrado 160€.
Estamos a falar de nada menos de 35€ de diferença e de um pneu que nos testes é pura e simplesmente melhor.
Portanto, decidi dar uma facada no meu matrimónio com a Michelin e passar para a Dunlop. Resta saber a durabilidade. A Dunlop, mais do que publicitar a qualidade do seu novo pneu, publicita a sua durabilidade. Vou "arriscar".
No entanto confesso, que se o preço fosse o mesmo, a minha escolha iria recair no PRII.
Na próxima semana irei colocar os Dunlop. Não vou colocar aqui nenhum feedback, pois a não ser que o pneu seja oval, qualquer palpite é meramente empírico. Para dados rigorosos, é melhor deixar com quem faz disso a sua profissão. Relembro que ainda nenhuma marca contestou os testes publicados pela FFMC (que são os que aqui coloco). Pelo que não há razões para duvidar. Tanto mais, que a Bridgstone apressou-se a substituir o seu BT021 pelo BT023. O BT021 esteve muito pouco tempo no mercado.

Saudações Deauvillistas

http://www.dunlopmotorcycle.com/tirecatalog_tire.asp?id=101
http://www.motorcycle.com/products/dunlop-roadsmart-tire-review-75375.html
« Última modificação: Maro 11, 2010, 21:32:28 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
Armando
Sócios
Road Rider

armando_iefp@yahoo.com.br
« Responder #1 em: Maro 11, 2010, 22:24:33 »

Eu, como em equipa que ganha não se mexe, e até prova em contrário sempre BT020.
Na Deauville o primeiro par, fêz só 24.600 km.
O segundo pneu BT021 fêz 23.000 km +- roda traseira.
Na Pan, o BT 020 vai ser substituido por desgaste( 18.000 km) e porque já tem 3 anos.
Mas vou voltar a montar BT020.
A qualidade de pneus depende muito da mota, do tipo de condução, e do tipo de estrada onde se rola.
A mesma condução em estradas espanholas o pneu tem maior desgaste porque as estradas são mais abrasivas.
Portanto, dizer-se que este é melhor ou pior é muito relativo.
Conta é a experiência de cada um, e não nos devemos deixar influenciar por experiências de outros.

Abraços
Denunciar ao Moderador   Registado

Honda Deauville NT700 - Outubro 2007
Sócio nº 48
Gambelas / Faro

NUNCA É TARDE PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
jamador
Sócios
Junior Rider
**

Alhos-Vedros - Sócio 104

jamador@hotmail.com
« Responder #2 em: Maro 13, 2010, 23:40:58 »

Os BT023 já estão disponíveis em mynetmoto.com e pneucity rondam os 145 e picos
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #3 em: Maro 14, 2010, 08:03:58 »

Exacto. Recebi ontem a chamada de que a partir de 2ª o BT023 (substituto do BT021 que por sua fez substituiu o BT020) estará á venda.. Só não me disseram o preço.

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
Jorge Ferreira
Corpos Sociais
Road Rider

« Responder #4 em: Maro 19, 2010, 18:52:38 »

Viva

Não sei se é 2ª ou 3ª ou..., mas eu meti o pneu de trás novo hoje.

Quando me disseram que tinham BT-021, nem perguntei mais nada.
É um descanso, mesmo com goma, sabe bem andar com sapato novo.
Apesar da teoria da compatibilidade, gosto muito de saber que tenho pneus do mesmo modelo atrás e à frente.   Contente

Abraço e boas curvas

Jorge Ferreira

Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Armando
Sócios
Road Rider

« Responder #5 em: Maro 19, 2010, 18:55:34 »

Jorge,
Também partilho da tua opinião.

Abraço

Sócio nº 48
Gambelas / Faro

Lamaro
Corpos Sociais
Road Rider

Na Escócia.....

« Responder #6 em: Maro 19, 2010, 20:34:34 »

Olá Jorge,
Preciso da tua opinião, amigo.
Vou meter um pneu novo à frente para substituir o 021 que parece um funil, com piso a meio e careca aos lados.
Atrás tenho tambem um 021 com +/- 2000km.
Tem-me sido muito aconselhado trocar para o pilot 2 da Michelin que, sendo mais caro, tem maior aderência e dura mais.
O que achas? É uma mudança para melhor?

Deauville...... What else?
Luis Amaro - Deauville NT700 - Julho 2007
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #7 em: Maro 20, 2010, 07:52:37 »

Boas Luis

Para além da sábia opinião do Jorge, tens sempre isto http://forum.clubedeauville.pt/index.php/topic,1910.0.html  para te ajudar.
No meu caso pensava fazer ainda uns 1000Km's com o meu PRII, ou seja mais de 22.000 kms'. Mas atenção que falo tendo em consideração os avisadores do Pneu que estão agora a chegar ao limite. Não estou a falar de levar o pneu ao seu limite. Pois ai, acredito que ultrapassaria muito facilmente aos 25.000 Km's. Pois relembro que o pneu não está ainda quadrado). Acontece que tal não vai ser possível. Pelo dia do pai, a minha esposa ofereceu-me um daqueles armários em plástico para meter a minha tralha motocilistica lá dentro. Pego na menina para arranjar espaço e...furo. Ora, não é bem um furo. É uma peça cilindrica com perto de1 cm de diámetro enfiado na roda de trás. Não tem reparação possível. Ou seja vou ter mesmo de trocar, antes mesmo de ser completamente obrigatório.
No entanto é como dizes o PRII é bastante caro.
Pelos testes que tenho lido (porque a minha opinião, tirando a durabilidade será sempre empírica) o Dunlop, tirando a durabilidade que nunca é testada, é ainda melhor que o PRII. Sendo 35€ mais barato....

Boa escolha
« Última modificação: Maro 20, 2010, 08:13:07 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

SÓCIO N. 10
DV700SL
Sócios
Road Rider

« Responder #8 em: Maro 20, 2010, 09:15:56 »

Para o Dunlop consegui montado e calibrado 160€.
Estamos a falar de nada menos de 35€ de diferença e de um pneu que nos testes é pura e simplesmente melhor.
Portanto, decidi dar uma facada no meu matrimónio com a Michelin e passar para a Dunlop. Resta saber a durabilidade. A Dunlop, mais do aque publicitar a qualidade do seu novo pneu, publicita a sua durabilidade. Vou "arriscar".

Caro Barbosa

Se esses Dunlop forem da mesma qualidade de uns que vinham na minha NT650 não é risco nenhum...é uma certeza!
Quanto a durabilidade achei-a normal (por volta dos 20/22mil e o da frente o dobro...quase) e com muita AE em viagem. Como referencia posso dizer que talvez leve um pouquinho mais a aquecer que, por exemplo, um BT mas, em chuva, quase que garanto que não tem rival. Escoava muito bem a água acumulada na estrada (e por vezes, apanhei muita assim) era fantástico só tenho pena de ser tão difícil de arranjar por aqui, e, fui forçado a mudar. Aí por cima encontra-se com facilidade? Onde?!

Abraço
SL
« Última modificação: Maro 20, 2010, 09:19:00 por DV700SL » Denunciar ao Moderador   Registado
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Direccao
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #9 em: Maro 20, 2010, 20:57:24 »

Não muito dificil. Liguei para quem me costuma fazer este tipo de serviço. Ligou...para onde tinha de ligar e 2 dias depois o pneu tinha chegado. Agora está na mota.

SÓCIO N. 10
Jorge Ferreira
Corpos Sociais
Road Rider

« Responder #10 em: Maro 24, 2010, 21:07:48 »

Viva

A minha DV, veio de origem com pneus "Dunlop Sportmax D205".
Gostei muito deles, com um único senão.
Demoravam uma eternidade para aquecer. Ao tempo eu trabalhava no Laranjeiro e, sainda de Carcavelos, só já à chegada ao "centro-sul" é que sentia que tinha pneu.
No entanto depois de bem quentinho agarrava muito bem.
Para escoar água então era um portento, lembro-me de entrar a cerca de 160 num lençol de água daqueles de fazer travar a moto e ainda ser obrigado a travar porque o BMW que ia à minha frente entrou em "água-planing".
Mesmo assim não tive qualquer ameaço de derrapagem.

Quando se acabaram, passei para os Bridgestone Batlax BT-020 (seguido do 021, com umas incursões pelos 012 e 014 na frente).

Em termos de escoar água, ainda não me falharam, mas também nunca mais me vi metido noutra como a que expliquei acima.
No que toca ao aquecimento é que eu gostei mesmo.
Ao sair de casa passo por duas rotunda. Na primeira ainda se sentem frios, na segunda já é à vontade.
Quanto à aderência em molhado também não tenho qualquer razão de queixa.

Alguns de vocês devem estar lembrados da primeira ida aos pinguins e de um certo Mercedes, ou pelo menos da traseira dele. Foi com uns BT-021 em fim de vida e em chão molhado e frio.  Rolar os olhos

Em termos de duração, os Dunlop duraram muito mais (24000) que os BT (16~18000).

No meu caso pessoal, os Bridgestone, já me safaram de uns quantos sustos.
Já me vi metido em apertos daqueles em que já estava convencido que ia ao charco e no fim os pneus safaram-me, de forma que é muito difícil que mude.

Uma outra diferença que detectei, é que quando solicitados perto dos limites o BT avisam mais que os Dunlop.

Em todo ocaso, julgo que ao longo dos anos os Dunlop tenham evoluído alguma coisa. Lembro-me que o D-205 foi substituído pelo D-220 pouco tempo depois de eu ter comprado a DV.

Abraços e boas curvas.
Façam o favor de não obrigarem os pneus a mostrar os seus limites.  Wink

Jorge Ferreira

« Última modificação: Maro 24, 2010, 21:13:32 por Jorge Ferreira » Denunciar ao Moderador   Registado

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira
Corpos Sociais
Road Rider

« Responder #11 em: Maro 24, 2010, 21:19:44 »

Olá Jorge,
Preciso da tua opinião, amigo.
Vou meter um pneu novo à frente para substituir o 021 que parece um funil, com piso a meio e careca aos lados.
Atrás tenho tambem um 021 com +/- 2000km.
Tem-me sido muito aconselhado trocar para o pilot 2 da Michelin que, sendo mais caro, tem maior aderência e dura mais.
O que achas? É uma mudança para melhor?

Viva

Como não tenho qualquer experiência com os Michelin para moto (para carro são uma m*).
A única coisa que tenho a dizer-te é que não mistures pneus diferentes, em especial quando a diferença vai até ao fabricante.

Ou seja, se vais para os Michelin, deves mudar os dois pneus. Se é para mudar um só, então mantém o parceiro do que já tens.
Uma mistura de marcas diferentes pode deixar-te com a moto quase inguiável.

No teu caso, tendo em atenção a descrição que fazes do estado do pneu da frente (gasto dos lados e não ao meio), é porque te andas a esticar nas curvas o que é mais uma boa razão para teres dois pneus que se complementam e não dois pneus que trabalham de costas voltadas um para o outro.

Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira

Jorge Ferreira
FCosta
Sócios
Junior Rider
**

Varzea - S.Pedro do Sul - Viseu

« Responder #12 em: Maio 10, 2010, 20:27:53 »

Pois é não posso adiar muito mais a troca, contudo devo ter feito algo muito errado, pneu traseiro BT 021 só tem 13 800Km e tenho de o mudar está gasto, mais de um lado que do outro e este fim-de-semana já me pregou dois sustos, apesar da pendura só ter dado conta do que se notou mais.

Pelo que pessoal diz, deveria ter durado mais uns bons km's, ver se tenho ainda mais atenção ao controlo da pressão, ou são os km's normais para um bt 021 traseiro?

Filipe Costa :-)
Armando
Sócios
Road Rider

« Responder #13 em: Maio 10, 2010, 21:10:01 »

Boas Fiipe,
Os meus BT021 na Deauville fizeram cerca de 22.000kms.
Voltei a montar  iguais.
Talvêz tenhas andado com a pressão muito baixa.

Abraço

Sócio nº 48
Gambelas / Faro

FCosta
Sócios
Junior Rider
**

Varzea - S.Pedro do Sul - Viseu

« Responder #14 em: Maio 10, 2010, 21:16:55 »

Pois se calhar foi mesmo isso, e o normal das viagens é com pendura e bagagem. E agora tenho um agrafo no pneu para ajudar  Indeciso

Filipe Costa :-)
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: