Clube Deauville Portugal - Fórum
Maio 19, 2012, 04:18:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Encontro Nacional em Santarém,
dias 8, 9 e 10 de Junho
Brevemente mais novidades

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: OS TESTES DO BARBOSA: CAPACETES MODULÁVEIS  (Lida 8524 vezes)
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10

WWW E-mail
« em: Maio 03, 2008, 08:11:00 »

Acabei de receber a minha revista francesa com um teste comparativo entre vários capacetes moduláveis. O melhor continua a ser o Shubert C2. No entanto, vou tentar passar para aqui o essencial. Pois traduzir e passar tudo seria exautivo.
O comparativo inclui 8 capacetes, vou resumir a 4:
Shubert C2, Shoei Multitec, Nolan N103 e Shark Evoline.

Capacete    Peso    Insonolização   Crash-Test   Conforto   Abertura   Aerodinamica  Ecrã Solar

Shubert     1.755      82 db               ****           ****         ***           ***           Sim
Shoei         1.540     92 db                ***            ***           ****          ***           Não
Nolan         1.870     108 db              ***            ****         *****        ****         Sim
Shark         1.910     105 db              ***            ****         ****          *****       Sim

A insonorização é a uma velocidade de 160 Km/h. A Aerodinamica é com o capacete aberto.
Segundo a OMS a partir de 85 db os barulhos podem começar a causar danos. A cada 4 Db o ruido dobra.

Ponto fraco no Crash-test

Shubert: Não tem
Shoei: Queixeira
Nolan: Lateral
Shark: No topo

Pontos fortes
Shubert: Execelente insonorização e resultado no crash teste
Shoei: Peso reduzido, eficacia do arejamento, pin-lock de serie
Nolan: Conforto, arjamento e aerodinamica quando aberto
Shark: Dupla homologação e aerodinamica quando aberto

Pontos Fracos
Shubert: Abertura
Shoei: Resultado do crash teste na queixeira e falta de Ecrã Solar
Nolan: Fraco insonorização e espaço reduzido para o queixo
Shark: Peso muito elevado, má insonorização, mau arejamento, anti-embaceamento pouco eficaz

Crash Test

Os pontos de impacto são 5. Em cada um desses ponto foram medidos dois indíces: HIC (Head Injury Criteria) e a desacelaração.
Para as homologações, o indíce maximo de HIC é de 2400 (formula matematica). A desacelaração máxima (não necessário para homologação) é de 275g. A partir deste valor há sérios risco de lesões cerebrais. Para as homologações o teste da queixada é feito a uma velocidade de 5,5 m/s (19,8 Km/h). Neste teste a velocidade foi elevada para 7,5 m/s (27 Km/h), a mesma velocidade para o teste de homologação para o casco.

Valores HIC (deve ser inferior a 2.400)
Capacete    Queixo    Fronte   Topo   Lateral   Nuca   

Shubert     1.132      1.781     2.171   2.163   1.550
Shoei        2.363       1.427     2.158   2.158   1.463
Nolan        1.434       1.877    2.052   2.475    2.091
Shark        1.633       1.308    2.416  2.019   1.430

Valores de Desacelaração (deve ser inferior a 275g)
Capacete    Queixo    Fronte   Topo   Lateral   Nuca   

Shubert       159g      206g     203g   230g     192g
Shoei           355g      187g     214g   253g     182g
Nolan          216g       235g    204g    288g     235g
Shark          271g       193g    236g    229g     204g

NOTA FINAL: O testadores não gostaram do peso na nuca no shark quando tem a queixeira virada para traz, mas acharam pida ao conceito 2 em 1. Apreciaram o conforto do Nolan, mas menos a falta de espaço para o queixo. Não gostaram do Shoei não ter ecrã interior fumado e apreciaram no entanto a sua leveza. Gostaram a sensação de leveza do Shubert por ter as massas bem repartidas (daí talvez aquele aspecto mais gordo.

Penso que é tudo. Espero que isto vos ajude a escolher o vosso próximo capacete.

« Última modificação: Maio 11, 2009, 22:10:18 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
jjoleitedeauville
Visitante
« Responder #1 em: Maio 03, 2008, 09:11:09 »

Boas,

Espectacular, por isso nunca exitei quando comprei o meu em Fev/2006 e agora o da minha esposa... e sem saber esses resultados, só em pegar nele e ter dados umas voltas....

Parabéns, Barbosa, assim ilucidas-te toda a gente que por cá anda e de certeza não haverá mais posts repetidos sobre este assunto.

Afinal, está tudo aí escrito.

Cumps,
JLeite
Denunciar ao Moderador   Registado
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #2 em: Maio 03, 2008, 15:46:27 »

Convem referir que a revista é pertença da FNMC. Esta organização é responssável por uma certificado de homologação que é uma referência. Os capacetes não foram sujeitos a testes impriricos (a não ser do conforto, algo que não é mensurável), mas sim teste de impácto de vária ordem, sonómetros, ect...
Pequeno aparte: O ROFF Boxer (marca francesa), foi considerado o pior.

"As palavras são como um prego na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
SÓCIO N. 10
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #3 em: Maio 04, 2008, 19:58:59 »

Outro pormenor curioso.
Há cada vez mais capacetes com viseira escamotável fumada. Quando chega o calor, temos tendencia a abrir a viseira e deixar só esse ecrã. CUIDADO. Muitas viseiras, apesar da total transparência, têm tratamente anti UV (O Shubert tem a 100%), no entanto o tal ecrã fumado não tem. Quando andamos sem oculos de sol, a iris contrai-se para diminuir a entrada de luz e dos raios UV. Com o ecrã fumado, a iris dilata, e entram mais quantidade de UV. Ou seja, não só não protegem como oculos de sol, como acaba por fazer mal.
Assim sendo, temos duas hipoteses. Ou não baixamos o ecrã e usamos oculos de sol, ou baixamos o ecrã, mas não levantamos totalmente a viseira, deixando-a no campo de visão.
Note-se que este aviso e procedimento são importantes para tempos de exposição prolongados, leia-se longas viagens debaixo de sol intenso.
« Última modificação: Maio 05, 2008, 21:46:04 por Barbosa (aka Tony) » Denunciar ao Moderador   Registado

SÓCIO N. 10
claudio
Moderator
Road Captain

Cascais/ Lisboa

claudio.nasci@hotmail.com
« Responder #4 em: Maio 04, 2008, 22:40:55 »

Ola!
Belo topico Barbosa!
A dica sobre a viseira fumada é muito importante. Os oculos de sol è algo que eu pessoalmente nunca abdico.
Um abraço

Claudio Nascimento
socio nº32
Bmw R1100RT
ex Honda NT 650V

[IMG]http://i153.photobucket.com/albums/s208/claudi_
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #5 em: Maio 05, 2008, 18:31:27 »

Vou em breve actualizar este Post com dados importantes resultantes do Crash Test.
Nomeadamente um indice de coeficiente de lesões da Cabeça e desacelaração em 4 sítios diferentes do capacete:
Topo, lateral, nuca e queixeira.
Vou acrecentar um ou outro comentário tambem.

Até breve.

SÓCIO N. 10
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #6 em: Maio 05, 2008, 21:41:37 »

Aqui está. Revisto e muito mais detalhado. Ver o topico inicial.

SÓCIO N. 10
Dani
Corpos Sociais
Road Rider

Beja

« Responder #7 em: Maio 06, 2008, 03:06:30 »

Excelente Tony, muito obrigado por partilhares conosco!

Após ver o que disseste acerca dos ecrãs solares, fico contente por ter o meu multitech, ia adquirir um segundo capacete com ecrã solar, mas assim sendo acho que esse factor não tomarei em conta. De notar que este capacete trazia de origem, alem da viseira clara, uma segunda, escurecida e o whisper strip kit Contente
A utilização de uns bons oculos de sol para viagens prolongadas é indispensavel então, mesmo quando o capacete tem ecrã solar Contente
« Última modificação: Maio 07, 2008, 01:32:50 por Dani » Denunciar ao Moderador   Registado

Honda, é Honda!
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #8 em: Maio 06, 2008, 07:09:17 »

[
A utilização de uns bons oculos de sol para viagens prolongadas é indispensavel então, mesmo quando o capacete tem ecrã solar Contente
[/quote]

Não ou nim. As viseiras têm tratamenti anti UV (obrigatório para homologação). O que não tem tratamento são os ecrãs solares escamoteáveis. Ou seja, é perigoso andar só com o ecrã solar e com a viseira totalmente levantada. Se for usado assim, os oculos de sol sõa dispensáveis.

SÓCIO N. 10
Dani
Corpos Sociais
Road Rider

Beja

« Responder #9 em: Maio 07, 2008, 01:34:14 »

Não ou nim. As viseiras têm tratamenti anti UV (obrigatório para homologação). O que não tem tratamento são os ecrãs solares escamoteáveis. Ou seja, é perigoso andar só com o ecrã solar e com a viseira totalmente levantada. Se for usado assim, os oculos de sol sõa dispensáveis.
Está certo, mas eu estou sempre a subir e descer a viseira ou a frente do capacete Lingua Gosto de levar com ar fresco no trombil hehehe

Honda, é Honda!
JoseFonseca
Road Captain

Linda-a-Velha/Oeiras/Lisboa

np33db@hotmail.com
« Responder #10 em: Maio 13, 2008, 22:36:02 »

Olá a todos  Cool

Só para descontrair...Barbosa(Aka Tony) que achas deste ...

Contente Contente Contente Contente

José Fonseca / Sócio nº 36
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Sócios
Elite Road Captain

WWW E-mail
« Responder #11 em: Maio 14, 2008, 07:05:04 »

Grin é bem capaz de pelo menos resultar nas operações stop Grin

SÓCIO N. 10
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: